Quantcast
Channel: Blog do IMS » Programação
Viewing all articles
Browse latest Browse all 33

Atrações no IMS – 25 e 26 de janeiro de 2014

$
0
0


Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/3206-2500
Horário de visitação: De terça a domingo e feriados, das 11h às 20h

————————————————————————————————————————————

CINEMA [ mais informações e trailers dos filmes ]

Leia também o ensaio crítico sobre a Mostra Kubrick, Tela, espelho, janela, por José Carlos Avellar, coordenador de cinema do IMS.

SÁBADO | 25 de janeiro

14h
De olhos bem fechados (Eyes wide shut), de Stanley Kubrick com Tom Cruise, Nicole Kidman, Todd Field, Madison Eginton, Jackie Sawiris e Sidney Pollack (EUA,1999. 159′)
Classificação Indicativa: 18 anos / Exibição em DCP
O doutor Bill Hartford leva sua esposa, Alice, para uma festa de Natal no apartamento de um de seus pacientes, Victor. Duas modelos tentam seduzi-lo, o que o leva a discutir com Alice quando ela questiona a fidelidade do marido. Durante a discussão, Alice confessa uma fantasia sexual envolvendo um oficial da marinha. Abalado com a revelação, Bill começa a vagar pelas ruas de Nova York numa noite de eventos inesperados nos quais o sexo e o perigo andam bem próximos. O último filme de Stanley Kubrick é uma livre adaptação da novela “Breve Romance de Sonho” escrita por Arthur Schnitzler em 1926.

17h
Nascido para matar (Full Metal Jacket), de Stanley Kubrick com Matthew Modine, R. Lee Ermey, Vincent d’Onofrio, Adam Baldwin e Dorian Harewood (EUA, 1987. 116′)
Classificação Indicativa: 16 anos / Exibição em DCP
Parris Island, 1967. O instrutor-chefe Sargento Hartman prepara duramente um novo grupo de fuzileiros navais para combate. Entre eles estão o recruta Joker, o recruta Cowboy e o gordo e desengonçado recruta Gomer Pyle, que logo vira alvo da fúria exigente de Hartman. Pyle é rejeitado pelo resto do grupo, mas o bullying que ele sofre logo terá sérias consequências. Baseado no romance “The Short-Timers” de Gustav Hasford.

19h30
Laranja mecânica (A Clockwork Orange), de Stanley Kubrick com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clark, John Clive, Adrienne Corri e Carla Duering (EUA, 1971. 136′)
Classificação Indicativa: 16 anos / Exibição em DCP
Alex é o líder dos “droogs”, grupo de jovens ingleses delinquentes adeptos da ultraviolência, potencializada pelo leite com drogas do Korova’s Milk Bar. Amante de sexo, roubos e Beethoven, ele é preso após ser traído pela própria gangue. Na prisão, é submetido a um tratamento psiquiátrico experimental que promete fazer com que seu impulso violento se torne repulsa. Mas quando o radicalismo é combatido com mais radicalismo, as coisas nem sempre saem como planejado. Baseado no romance homônimo de Anthony Burgess.

DOMINGO | 26 de janeiro

14h
A morte passou por perto (Killer Kiss), de Stanley Kubrick com Frank Silvera, Irene Kane, Jamie Smith e Jerry Jarret (EUA, 1955. 67′)
Classificação Indicativa: 12 anos / Exibição em cópia digital
Davey Gordon é um boxeador em fim de carreira em Nova York, atraído pela bela dançarina Gloria. Na noite em que ele perde uma luta importante, Gloria é quase estuprada por seu chefe, Vincent. Davey consegue chegar a tempo para impedi-lo, mas Vincent pode voltar a qualquer momento.

15h30
Medo e desejo (Fear and Desire), de Stanley Kubrick com Frank Silvera, Kenneth Harp, Paul Mazursky, Stephen Coit e Virginia Leith (EUA, 1953. 62′)
Classificação Indicativa: 12 anos / Exibição em cópia digital
Quatro soldados sobrevivem à queda do pouso de seu avião para se encontrar em uma floresta de seis milhas atrás das linhas inimigas. O grupo, liderado pelo tenente Corby, tem um plano: fazer seu caminho para um rio próximo, construir uma jangada e, em seguida, à noite, flutuar de volta para território amigo. Seus planos para voltar com segurança são desviados por uma jovem mulher que se depara com eles.

16h30
O grande golpe (The Killing), de Stanley Kubrick com Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards e Jay C. Flippen, Ted de Corsia e Marie Windsor (EUA, 1956. 85′)
Classificação Indicativa: 12 anos / Exibição em cópia digital
O criminoso Johnny Clay planeja um último golpe antes de se aposentar com sua namorada, Fay. Ele junta uma equipe de bandidos e monta um plano complexo para roubar dois milhões de dólares durante uma corrida de cavalos. Parece um plano perfeito, mas as coisas não acontecem exatamente como Johnny espera. Baseado no romance “Clean Break”, de Lionel White.

18h30
Gloria feita de sangue (Paths of Glory), de Stanley Kubrick com Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou, George MacReady, Wayne Morris, e Christiane Kubrick (EUA, 1957. 88′)
Classificação Indicativa: 14 anos / Exibição em cópia digital
Primeira Guerra Mundial, 1916. O general Mireau é subornado pelo general Broulard para enviar seus soldados em uma missão suicida contra os alemães. O Coronel Dax planeja a operação com relutância, sabendo que não existem chances de vitória. O ataque é um desastre. Mireau decide usar os cem soldados sobreviventes como exemplo e acusá-los de covardia, o que pode levá-los à pena de morte. Dax, que era advogado de defesa, tenta salvar as vidas de seus colegas no tribunal militar. Baseado no romance”Paths of Glory” de Humphrey Cobb.

20h
Dr. Fantástico, ou como aprendi a não me preocupar e a gostar da bomba (Dr. Strangelove or: I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), de Stanley Kubrick com Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens e Peter Bull (EUA, 1964. 95′)
Classificação Indicativa: 10 anos / Exibição em cópia eletrônica
“Senhores, vocês não podem lutar aqui! Isto é a sala de guerra!” O psicótico general Jack D. Rippe, das Forças Aéreas, provoca um conflito internacional ao enviar aviões de bombardeio para atacar a União Soviética no auge da Guerra Fria. O presidente dos EUA trabalha em conjunto com o premiê soviético num esforço desesperado para salvar o mundo. Entra em cena então o Dr. Fantástico, ex-nazista especializado em guerras nucleares, para ajudar. Baseado no romance “Red Alert” de Peter George.

————————————————————————————————————————————-

EXPOSIÇÃO

Tacita Dean – a medida das coisas [ mais informações ]

O tempo, o acaso e a materialidade das coisas são os principais objetos de trabalho de Tacita Dean que, desde os anos 1990, se tornou uma referência internacional na produção de obras de arte em forma de cinema analógico. Com curadoria da historiadora da arte venezuelana Rina Carvajal, a exposição traz 11 filmes e sete obras em papel. São trabalhos emblemáticos na trajetória da artista – como Disappearance at Sea; [Desaparecimento no mar] (1996), Bubble House [Casa Bolha] (1999), Teignmouth Electron (2000) – e filmes recentes, como JG, realizado em 2013. Além disso, estão em exibição gravuras e trabalhos inéditos feitos a partir de fotografias e postais antigos do Rio de Janeiro. A exposição é a primeira individual da artista inglesa na América Latina e foi elaborada especialmente para o público brasileiro.

SÁBADO e DOMINGO

Das 11h às 20h
Entrada franca

————————————————————————————————————————————-

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

SÁBADO | 25 de janeiro

Arte em família: Pequenos Arquitetos
Oficina | 30 senhas
Após uma visita a exposição no IMS, a família irá desenvolver atividades no ateliê.
Idade mínima: 05 anos

 

 


Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h
Sábados e domingos, das 13h às 18h

————————————————————————————————————————————-

EXPOSIÇÃO

Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura [ mais informações ]

Esta é a primeira grande retrospectiva do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (Scandiano, Reggio Emilia, 1943-1992) no Brasil. Dono de uma vasta produção e de um talento incomum para explorar a linguagem fotográfica, Ghirri foi uma figura fundamental da cena artística italiana, mas apenas depois de sua morte começou a ser redescoberto e consagrado no mundo todo.

A exposição Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura é uma das maiores exposições já realizadas sobre o fotógrafo e foi organizada segundo três caminhos centrais ao seu universo: a investigação dos ícones visuais que povoam o mundo contemporâneo; uma releitura da paisagem italiana, baseada num profundo conhecimento da história da arte; e uma indagação sobre os modos de viver, habitar e perceber o espaço.

SÁBADO, DOMINGO e FERIADOS

Das 13h às 18h
Entrada franca

 

 


Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados
Tel.: (35) 3722-2776
Entrada franca
Horário de visitação: de terça a domingo, das 13h às 19h

————————————————————————————————————————————-


Viewing all articles
Browse latest Browse all 33

Latest Images

Trending Articles





Latest Images